Em 2013, o transporte sobre trilhos no Brasil cresceu 8% no número de passageiros (2,7 bilhões de pessoas), no entanto, a malha ferroviária de passageiros cresceu apenas 0,5% em relação a 2012 – apesar das várias obras de expansão anunciadas e em execução -, o que explica os altos níveis de lotação dos principais sistemas do País. Os dados constam da terceira edição do balanço anual do setor metroferroviário brasileiro divulgado esta semana em Brasília pela ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos), instituição que representa quase 100% dos operadores do setor.

MENTOR e o Metrô SP
O business do metrô é prover viagens.
Desde a primeira demanda da Unimetro (Universidade do Metrô SP), a MENTOR Interativa vem trabalhando através de serviços de consultoria e treinamento visando desenvolver as equipes de operação e manutenção do Metrô SP. Destaque-se, aqui, que cada frota possui diferentes tipos de trem com especificidades próprias em seus sistemas e subsistemas, todas sujeitas a exigências legais de manutenção preventiva.
Os indicadores mostram o crescimento da demanda: de 2,5 milhões (2005) para atuais 4,5 milhões de passageiros diariamente transportados. Tais números embasam a informação de que a linha vermelha do Metrô SP é a mais lotada do mundo, com 8 pessoas por m².

Sobrecarga e investimento
Joubert Flores Filho, presidente do Conselho da ANPTrilhos, considera a alta da demanda um indicador da sobrecarga com que estão atuando os operadores do sistema sobre trilhos. Para Joubert, há necessidade de maior investimento na malha existente e não apenas em obras de expansão. Os números são claros: de 2010 a 2013 o total de passageiros transportados por trens e metrôs aumentou 11%, enquanto que a média de crescimento da malha foi menor do que 3%.

Legado da Copa e Olimpíada
Os sistemas de transporte sobre trilhos que ficarão para a sociedade, em razão dos novos projetos motivados pela Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016, são um legado reconhecido como positivo pela ANPTrilhos.
Nos próximos seis anos, Joubert Flores espera que sejam implantados mais 331 km de sistemas sobre trilhos, representados em 25 projetos, que poderão triplicar a malha brasileira se somados a outros 20 projetos em carteira para implantação de 1,8 mil km em linhas.

(Fonte complementar: ANTPTrilhos, 21/5/2014)