Nesta semana é comemorado em vários lugares do mundo “O Dia do Trabalho”. No Brasil, onde será mais um 1º de Maio de feriado prolongado e de grandes eventos sindicais, a MENTOR INTERATIVA compartilha algumas dicas de como aumentar a produtividade – e, por que não, a felicidade – de cada colaborador, no ambiente de trabalho.

1. Não generalize.
Cada companhia tem seu ritmo. Mesmo que a atividade seja padrão em qualquer organização, cada demanda o próprio tempo para o desempenho. As diferenças estão relacionadas à cultura específica da empresa.

2. Defina as atribuições e competências de cada função.
É importante que todas as atribuições de cada cargo fiquem claras, desde as mais simples e, aparentemente, fáceis de serem realizadas, até as mais complexas. Em seguida, devem ser listadas as competências que o profissional responsável deve ter para concluir as tarefas.

3. Avalie se os profissionais estão adequados às demandas.
Uma vez definidas as competências necessárias para realizar as atribuições, identifique as habilidades e defasagens de cada funcionário; depois, cruze as informações da empresa com as da pessoa para ver se tem os profissionais adequados para cada função.

4. Corra atrás do prejuízo.
Há muita gente trabalhando em atividades que não estão diretamente ligadas às suas competências naturais. Ao constatar que há um desencaixe entre a pessoa e sua função, é preciso analisar caso a caso se a melhor saída é trocar o profissional ou investir em seu desenvolvimento.

5. Contratar pelos motivos certos.
Um dos principais erros dos gestores é contratar funcionários mais por empatia do que por competências adequadas às atribuições. Com isso, surgem problemas secundários, como a preocupação em aumentar a equipe, quando, na verdade, a alta demanda é só uma questão de má distribuição das tarefas.*

 

A MENTOR INTERATIVA tem por princípio a valorização das pessoas que executam trabalhos, por isso transita com respeito pela cultura, valores, lideranças e comunicação de seus clientes, pois é nesse caminho que trilham os processos de uma organização.

Aqui registramos nosso respeito e admiração por cada trabalhador e trabalhadora que caminham, assim como nós, em direção ao desenvolvimento e inovação na linha do tempo.

Este respeito e admiração é extensivo à equipe da MENTOR INTERATIVA, incansável na busca das melhores e inovadoras soluções para os nossos clientes!

*Fonte: Revista Época